19 de jul. de 2008

O fim de um enorme preconceito

Semana passada eu fiz um curso de Redação Criativa com vários jornalistas que acabaram com o meu preconceito contra esses “seres”... apesar de fazer parte deles. Explico: na faculdade, percebi que muitos jornalistas podem ser pretensiosos a ponto de se acharem experts em todos os assuntos, principalmente arte... cultura... mas não qualquer arte. Tem que ser filme Cult, estrangeiro... tem que ser arte que reles seres mortais não compreendem...

Pois bem... esse pessoal minou tudo isso... porque era uma galera muito legal, que passam pelos problemas do pós formatura ou quase formatura... passam pelos problemas do mercado de trabalho desumano... pelas dúvidas, decepções e, claro, mesmo assim, amam ser jornalistas. Como disse a nossa professora Monica Martinez, não tem profissão no mundo onde os profissionais têm mais prazer em ser o que são do que no Jornalismo.

Disso tudo nasceu o blog Redação Criativa, onde a galera do curso vai postar seus textos... nossas primeiras postagens foram os perfis que fizemos de cada um no curso... em dupla, cada um escreveu o perfil do colega... e o Fábio Bezerra (vocês ainda vão ouvir falar dele!) escreveu o meu... ADOREI... e resolvi postar aqui para vocês me verem sob a ótica de outra pessoa. Aí vai...

Perfil de Francine Altheman por Fábio Bezerra

Coração Valente


Conheci Francine Altheman durante o curso de redação criativa, talvez, se tivéssemos nos conhecidos num bar, eu teria oferecido um drinque e falado algumas bobagens, pois a moça tem uma atraente beleza espanhola, fada tatuada nas costas, cabelos pretos e brilhantes como aquelas mulheres que fazem comercial de shampoo.

Francine é descendente de italiano por parte da mãe e de alemão pelo lado paterno. Os pais separaram quando tinha dois anos. A pequena viu o pai sair pelo portão de casa e não voltar mais. Imagem que marcou a infância.

Desde cedo percebeu que a vida não é uma propaganda de margarina, um desfile de escola de samba, uma passarela com tapete vermelho estendido, nem muito menos um passeio entre campos ciprestes... a vida é dura, áspera e acre, mas para pessoas determinadas, tais dissabores são jogados para escanteio.

A coragem é uma das mais nobres virtudes do ser humano, e no caso da Francine, é marca registrada. A determinação sempre a levou para onde navegavam seus sonhos.
Natural de Sorocaba decidiu fazer faculdade de jornalismo em Bauru. Quatro anos depois voltou para cidade natal com o diploma embaixo do braço. Como não vislumbrava espaço onde pudesse florescer o aprendizado de jornalista, estudou, ralou, prestou concurso para trabalhar na assessoria de imprensa num órgão público de São Paulo. Passou, fez as malas e mudou para terra da garoa.

Hoje mora na arborizada Alameda Jaú, paralela a Avenida Paulista, num dos bairros mais requintados da Paulicéia Desvairada. Espero encontrá-la novamente, quem sabe num bar, quando eu estiver com um copo de cerveja e algumas letras do Chico Buarque na cabeça.


Não ficou bom demais? Quero rever esse pessoal de novo... com certeza!

Logo começo outra empreitada... espero que outro preconceito se dissipe... começo a cursar a pós-graduação em Jornalismo Científico na USP. Vou estudar na USP finalmente... e abrir minha mente para algo que jamais pensei em fazer... CIÊNCIA! Recebi boas influências nisso...


Bem... essa semana fui assistir à peça “Cada um com seus pobrema”, do Marcelo Médici... muito boa! Excelente! Chorei de rir do começo ao fim... ele faz o tipo de humor que eu gosto... humor negro! Tira sarro de sua própria falta de sorte... de seus próprios problemas... ou pobremas... “Eu quero mais pra vocês... eu quero mais é que vocês se fodam!”... hahahahaha...

Todos os personagens são demais... mas a Smurfete, que foi abusada por todos os Smurfes, inclusive o papai Smurfe... e agora, desempregada, divide uma kit com a Betty Boop, ambas alcoólatras... é impagável...

E a tia Penha, claro... apresentadora de programa infantil, que odeia mentira, odeia criança e fuma feito chaminé no palco... para ficar calma... é demais... entre outros... no próximo post eu conto mais.

2 comentários:

Flávia Pregnolatto disse...

Já adorei esse cara sem ao menos conhece-lo.. haha, ele soube te descrever muito bem Fran! Eu ADOREI.*

Estou super feliz em saber que agora você vai fazer a sua pós graduação, ainda mais na USP! Não deu muito tempo da gente conversar sobre isso , mas o meu pai veio me contando tudo, e com certeza você fez uma ótima opção :)
Boa sorte prima.!

Apareça no próximo fim de semana, pra gente sair, é niver da Sté!
Saudades.. beijo.*

Greice Margherita disse...

Que lindo tudo que ele escreveu! Se ele for solteiro, se eu fosse vc eu é que chamaria para tomar um copo de cerveja, hehehe. Beijão e saudade.
Greice