22 de jan. de 2009

“Alguma coisa acontece no meu coração...”



Domingo é aniversário da cidade de São Paulo... e, sim, essa cidade merece um grande parabéns! Parabéns por resistir a tantos contratempos e tempestades... parabéns por, diante de todos os contrastes, continuar sendo muito charmosa... e continuar provocando coisas no coração de quem aqui fica...

Confesso que antes de morar nessa grande selva de pedra, eu não entendia muito bem o que a música Sampa, do Caetano Veloso, queria dizer... achava que a música deixava a cidade sem charme, feia, cinzenta... não é uma música que a enaltece... mas hoje entendo muito bem cada parte da letra... e só entende quem “cruza a Ipiranga com a Avenida São João”... sim... alguma coisa acontece no meu coração...

As pessoas sempre me perguntam se eu me acostumei a morar em São Paulo, incrédulas com a possibilidade de ser feliz e sorrir nessa cidade... e ficam ainda mais incrédulas quando respondo que adoro estar aqui... adoro Sampa...

Realmente, São Paulo é dura. Esse céu sem estrelas, sempre sem estrelas, já chegou a me incomodar bastante... tanto que olhar para o céu estrelado de Sorocaba era a primeira coisa que fazia quando chegava lá... as pessoas em São Paulo têm pouca paciência, pouca educação, pouco tempo... trânsito, poluição, fumaça, solidão... encobrindo as coisas belas...

Mas olhe bem... more aqui e observe por um tempo... é impossível não ver a beleza, a comodidade, o bem-estar de São Paulo... é impossível não se tornar uma pessoa mais elegante, mais charmosa, mais exigente até, depois de morar aqui... até a pressa contagia...

Adoro os contrastes dessa cidade... a mistura... as luzes... o não-dormir nunca... o não-parar... a história... a cultura... os teatros... os museus... o charme dos barzinhos... a vida que não cansa de viver... de segunda a segunda... aqui, enfim...

É impossível andar pela Paulista e não sentir um arrepio gostoso... entrar no Starbucks, beber um Moccha, olhar as novidades na Fnac... é impossível não sentir falta dessa odisséia... eu sinto... por isso, continuo concordando com Caetano... “E quem vende outro sonho feliz de cidade / Aprende depressa a chamar-te de realidade / Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso”...

Dia 25 não é só aniversário de São Paulo... é também aniversário da pessoa que mais amo, que é mais importante pra mim... minha amiga, minha patrocinadora, aquela que sempre acreditou e confiou em mim... aquela que é a responsável por eu ser assim... tudo de bom... porque ela é tudo de bom demais... minha mamãe!!!! Aniversariante junto com São Paulo... minha mãe merece muito mais do que um caminhão de parabéns e desejos de felicidade... minha mãe merece o mundo todo!

Mãe... apesar de estarmos distantes, é sempre em seu colo que eu penso nos meus momentos não tão bons... e sempre quero compartilhar com você minhas alegrias, minhas conquistas... porque você é e sempre será meu porto... mamãe... amo você demais!!! Feliz Aniversário!!! Quero lhe ver sempre sorrindo...



E segue Sampa...

Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas
Da deselegância discreta de tuas meninas

Ainda não havia para mim Rita Lee
A tua mais completa tradução
Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João

Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio o que não é espelho
E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho
Nada do que não era antes quando não somos mutantes

E foste um difícil começo
Afasto o que não conheço
E quem vende outro sonho feliz de cidade
Aprende depressa a chamar-te de realidade
Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso

Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas
Da força da grana que ergue e destrói coisas belas
Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas
Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços
Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva

Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba
Mais possível novo quilombo de Zumbi
E os novos baianos passeiam na tua garoa
E novos baianos te podem curtir numa boa

2 comentários:

Unknown disse...

Ah! São Paulo! Adoro essa cidade e não me resta dúvidas que e aí que eu vou morar, para tomar café na starbucks toda manhã (ADORO) e talvez me tornar uma pessoa mais 'rápida' já que a pressa aí é tão contagiante! hahaha.

Titia Sônia, logo, logo completa seus aninhos de vida! Que linda...
`
Parabéns para ela e para São Paulo! :)

beijos

Pedro Guerra disse...

Parabens pelo texto. Com sempre muito bom. Beijos