14 de jan. de 2009

Use filtro solar!


Não... eu não estou parafraseando o texto Sunscreen (Filtro Solar), escrito por Mary Schmich, traduzido pelo Pedro Bial e narrado (in English, of course) pelo brilhante diretor Baz Luhrman, no vídeo da agência DM9DDB.

No entanto, como cidadã civilizada e chique que sou, me sinto na obrigação de usar minha própria experiência e capacidade de observação para aconselhar meus leitores... existem verdades que precisam ser ditas, quer elas doam ou não... como “seu zíper está aberto” ou ainda “tem uma alface no seu dente”... poucas pessoas têm coragem de dizê-las e eu, com a minha famosa falta de filtro, sou uma delas... então, vamos aos conselhos...


1) Usar filtro solar é o principal deles (não seria título desse post, nem título do próprio texto da Schmich à toa, né?!). Pois é... há oito anos eu pago o preço por não ter usado filtro solar no rosto desde novinha... eu tenho esse rostinho gracioso a custa de muito tratamento, viu?! Mas o fato de não usar filtro solar SEMPRE me causou danos eternos e causa para todos que não usam... hoje você pode não perceber, o seu rosto está bonitinho, lisinho, sem marcas... e um dia, vai se lembrar do que estou dizendo... o Sol é maravilhoso (e nasceu para todos)... mas pode ser um demônio para nossa pele... Não custa nada... passe filtro solar TODOS OS DIAS (mesmo os chuvosos e nublados) no rosto antes de sair de casa... sua pele agradece!

2) Estude fora de sua cidade, principalmente se você mora no interior... é uma experiência única, quando aprende muito mais do que análise do discurso, técnicas redacionais ou jornalismo impresso... aprende a ser humano... aprende a cortar definitivamente o cordão umbilical... quem não passou por isso nunca corta o cordão... vai por mim!!!

3) More em São Paulo... nem que seja por um mês. Você pode odiar a experiência, mas é de fato a grande experiência da sua vida... a oportunidade de conhecer o multiculturalismo de São Paulo é porreta! Nenhuma cidade consegue ser assim e depois de morar lá você vai poder morar em qualquer lugar...


4) Emagreça!!! Pelo amor de Deus, ser gordinho não dá!!! Os gordinhos que me desculpem, mas se esforcem... procurem um médico, nutricionista, SPA, academia... recurso é que não falta. Lembrem-se: comer não é prazer! A gente come para não desmaiar... e para isso basta uma saladinha e um frango grelhado... a esse conselho, eu junto o próximo...

5) Se está gordinho (fazer o que...), use roupa que fica bem para o seu corpo... não existe criatura mais ridícula do aquela que tem uma big pochete no abdômen e resolve sair de casa com a roupa da Ana Hickman... top e mini-saia... é de doer!!! Aquela barriga saltada para fora da saia... aquele pneu todo aparecendo... meu Deus... é o que há de mais no sense no planeta. Gente, não é tão difícil assim se vestir bem... por favor!!! Ah! E só coloque piercing no umbigo se tiver uma barriga condizente com a situação... entenderam?!

6) Seja bonita (o)... só é feio quem quer! Quer dizer, tem gente que tem que se esforçar um pouco mais, mas é possível!!! Taí a Santa Glória Kalil que não me deixa mentir... Depilem-se, façam a unha, maquiem-se, arrumem o cabelo... ninguém é obrigado a ver uma perna (feminina, é claro!) peluda, um cabelo desgrenhado, uma unha mal-feita...


7) Sorria!!! Para ser bonito, tem que sorrir! O sorriso desarma as pessoas, enternece os corações e, o melhor de tudo, evita rugas... pré-ocupações, estresse, cara fechada é um veneno para a beleza... e a verdade é que “é melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe”...

8) Desligue o celular quando o celular tiver que ser desligado (em cinemas, por exemplo)... a não ser que você esteja esperando o telefone do homem da sua vida, claro! Pequenos deslizes podem ser perdoados se a causa for justa... mas só se for justa mesmo!!!

9) Seja civilizado... gentilezas, bom dias, obrigados, dar a passagem, respeito, saber ouvir, educação... não são só regras básicas de civilidade... são essenciais para a harmonia, para o convívio em sociedade... vamos ser melhores do que nós temos sido...

Para os homens... só alguns conselhos...

1) Seja gentil e cavalheiro, na medida certa... nada de melação e benzinho, amorzinho, porque aí vira bichice... mas gentilezas gostosas, como puxar a cadeira, oferecer a blusa num dia frio, carregar as sacolas, carinhos sutis... ah... isso vale muito a pena! E deixam qualquer mulher molinha, molinha... entenderam?!

2) Combinem a gravata com o resto da roupa... combinem a meia com o sapato... para não correr o risco de errar, usem a camisa lisa... dá mais certo! Mas se quiserem inovar (o que pode ser bem bacana), peçam o conselho de alguém que entende de combinações... provavelmente uma mulher...

3) Cortem o pêlo do nariz... e não preciso falar mais nada, não é?!

4) Continuem acreditando nas mulheres... e não virem todos gays...



Por hoje é só... pessoal!!!

Um comentário:

Unknown disse...

A-D-O-R-E-I os conselhos Fran!
Muitos deles, são parte das nossas filosofias nas férias... das pessoas que não se arrumam, que não tem noção do seu verdadeiro peso,que são emburradas, dos homens que estão todos virando gays e da experiencia de morar em São Paulo.

E acredite.. estou aprendendo a usar filtro solar! hahahaha.

beijos!