22 de jul. de 2009

Diário de viagem... dias e noites felizes no Peru

Não sei se terão paciência para ler, mas eu preciso registrar minhas aventuras nos altiplanos... então, óbvio, este post será dedicado à minha viagem inesquecível... Lima, Cusco, Puno... MachuPicchu! A viagem foi maravilhosa, a companhia foi fantástica (valeu, Émerson!). Voltei renovada!
Um dia... me resolvi por subir na pedra mais alta... e subi!

Dia 8, quarta-feira, pisei no Aeroporto Internacional de Guarulhos, encontrei Émerson e embarcamos para Buenos Aires, nossa primeira escala. Em Buenos Aires, madrugada adentro, tentei dormir, ouvindo ao fundo o castelhano... o português havia ficado para trás.

Dia 9, quinta-feira, desembarcamos em Lima e conheci nosso anfitrião... Walter... muito simpático.

Vimos que o trânsito de Lima é um caos... quase como na Índia. Me senti no túnel do tempo... os carros lá são antigos... Dae Woo, Belinas, Ladas, Chevettes... todos amassados... fomos ao Centro e nossa primeira visita foi... o Complexo San Francisco... pena que não pudemos fotografar... abrange a igreja, o convento, capelas e as catacumbas... a igreja fica sobre uma rede subterrânea interligada de túneis ou catacumbas, que eram usadas como cemitério no período colonial... vimos muitos ossos reais... bizarro...

Dia 10, sexta-feira... ainda em Lima, fomos conhecer o Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera, com a arte inca e pré-inca... e separada da casa, fica a Sala Erótica, com vasos mostrando os hábitos sexuais dos antigos peruanos.
No mesmo dia, embarcamos para Cusco, o umbigo do mundo... linda! Uma cidade rústica, com ruas pequenas e de pedras, mas com agito e barzinhos por todos os lados... adorei! Mesmo com os arcos e fachadas espanholas, a cidade mostra ainda as bases incas...
Achamos que tínhamos chegado a Parada Gay dos altiplanos, porque vimos muitas bandeiras de arco-íris... mas não... descobrimos depois que essa é a bandeira de Cusco... uma bandeira dessas, numa cidade que se chama Cusco, num país que se chama Peru... é no mínimo irônico.
Saímos... fomos conhecer a noite Cusqueña... e eu conheci o famoso Pisco Sour... delícia! Rock´n´roll + Pisco...

Dia 11, sábado, Vale Sagrado...
Queríamos ter ido direto para MachuPicchu, mas não havia mais trem... então fizemos o Vale Sagrado, que foi muito bacana. Conhecemos as ruínas incas antes da cidade principal...



1ª parada – Pisac... foram as primeiras ruínas incas que vimos. Era uma cidade, com edifícios militares, residenciais e religiosos, com vários templos também, incluindo um cemitério inca. Também paramos no mercado da cidade, onde comi uma empanada feita numa panaderia muito interessante...


2ª parada – almoço em Urubamba...

3ª parada – Ollantaytambo – fiquei sem fôlego... é a cidade inca mais importante, depois de MachuPicchu. É descrita como uma cidade inca viva, porque ainda preserva a arquitetura e as antigas tradições. Esta cidade foi a maior vitória inca sobre os espanhóis. Para chegar ao topo, subimos uns 300 degraus... fiquei sem ar e quase sem coxa... mas valeu mesmo a pena!

4ª parada – Chinchero – a maior altitude que atingimos... 3.700 metros acima do nível do mar... mais ruínas e uma igreja... a invasão espanhola aparecendo...

Dia 12, domingo, o ponto alto da viagem... MachuPicchu... finalmente...
Mas estou vendo que este post está ficando grande demais... vou terminá-lo amanhã... voltem... porque vale a pena saber sobre MachuPicchu!

Um comentário:

Flávia Pregnolatto disse...

Esse seu post ficou parecendo final de novela, que fazem o maior suspense e deixam o melhor para o próximo capítulo! hahahaha.
Mas eu tive paciência de ler tuudo sim Fran ! Muito legal , fiquei encantada com as fotos também , vi todas do seu orkut! Com certeza deve ter sido uma viagem maravilhosa! :)