20 de fev. de 2008

“A história me absolverá”

Essa é a frase do famoso discurso que Fidel Castro proferiu após ser julgado e condenado pelo ataque a Moncada, em 1953, na tentativa de derrubar o então ditador de Cuba, Fulgêncio Batista.
Essa semana Fidel virou mais uma página da história. Ele deixou o poder depois de 49 anos.
As pessoas podem gostar ou não de Fidel Castro, mas ninguém pode negar que ele foi um mito, um personagem fundamental na história da humanidade. Último presidente socialista a ainda se manter no poder, ele esteve firme mesmo depois da queda do regime socialista e dos países que o seguiam, como a “potência” União Soviética.
Enfrentou o embargo norte-americano, que pode ser desastroso para qualquer país, principalmente os pequenos como Cuba, enfrentou o fim da ajuda econômica da União Soviética, na década de 1990, foi o único presidente que conseguiu fazer uma bem sucedida reforma agrária...
Em 1956, junto com Che Guevara, entrou em Cuba e fez uma guerrilha de sucesso, levando a bandeira do socialismo, pensando nos menos favorecidos...
Em algum momento perdeu a mão, mas não vamos citar aqui o que a comunidade internacional chama de violações aos direitos humanos.
Vamos deixar essa imagem de Fidel Castro, a imagem do homem forte, que fez discursos longos, o líder carismático, que ousou enfrentar o imperialismo norte-americano. Por isso ele merece nosso respeito!

Nenhum comentário: