15 de mar. de 2010

Andréa Dória


Durante muito tempo, adolescente viciada em Legião Urbana que eu era, eu escutei e amei a música Andréa Dória, do álbum II, e pensava que ela fazia todo o sentido... hoje eu sei que jamais entendi completamente a letra dessa música. Hoje eu sei... hoje eu entendo... infelizmente, hoje ela faz sentido.

Tem certos acontecimentos em que você é apenas um coadjuvante ou mesmo um figurante... ou seja, não importa o que você faça... se não for você, será outro e acontecerá do mesmo jeito... como um amigo disse... “não vale a pena remar contra a maré”.

Então que seja... pelo menos tenho certeza que vou passar por isso sem que isso me defina... isso, com certeza, não me define...

Ainda restam questões... restam valores (nossa... como o superego é forte!). Ainda resta a voz de minha mãe, que me doeu tanto ouvir hoje (mas é só por hoje), ainda resta um gosto amargo na boca, ainda resta um certo asco... minha alma ainda pesa um pouco, o peso da luz, o peso da música...

Mas amanhã será outro dia... e vou continuar entoando o mantra: isso não me define!

Não me define! Porque eu ainda tenho o espírito de Amelie Poulain... ainda sambo ao som de Chico Buarque... ainda brilha meu olhar quando vejo o pôr-do-sol... aquele mesmo...

Eu não vou perder tudo isso! De fato...

Mas só por hoje, me lembrei de Andréa Dória...

“Às vezes parecia que era só improvisar

E o mundo então seria um livro aberto

Até chegar o dia em que tentamos ter demais

Vendendo fácil o que não tinha preço

Eu sei é tudo sem sentido

Quero ter alguém com quem conversar

Alguém que depois não use o que eu disse contra mim”

Um comentário:

Paulo Cesar Cabral disse...

Detalhe que só um chato como eu observa. O correto é Amélie "PoulAin", e não "Poulin",rs....

O fato Fran é que realmente certos atos não nos definem. A vida por vezes é semelhante a uma trama de novela, daquelas bem sinuosas. Por outras vezes, não somos capazes de definir as coisas como queremos, como achamos correto, simplesmente porque não depende apenas de nossa vontade ou esforço.

Adoros seus posts, porque adoro esse jeito de relacionar as coisas com letras de músicas. Fico imaginando como seria chata a vida sem música ... e também como seria tediosa a vida sem problemas e dilemas para superarmos ... porque é dos dilemas e problemas superados que nos tornamos mais fortes e sábios.

Grande abraço para todos os frequentadores desse espaço.

___________________________________


Luta Livre
Ludov
Composição: Mauro Motoki

"Abram alas pro novo espetáculo
Vejam todo tipo de ridículo
Pegue o seu lugar
Guarde outro lugar ..."

"Contratei barato um novo número
Meu coração em luta com meu cérebro
até algum cansar
até algum parar ..."

"Quando toca o gongo pro intervalo
cada um descansa do seu lado
Um vai raciocinar
O outro se empolgar.."

"Um revisa todo seu vernáculo
O outro se orienta com um oráculo
É hora de voltar
hora de voltar.."